Calma a Anitta não fundou uma agência de marketing, ainda não…! rs Mas reserve um tempinho pra analisar com a gente essas 4 estratégias de Marketing usadas pela cantora em sua carreira profissional, e já comece aplicando aí na sua empresa e nos seus negócios.

Uma coisa é certa, não importa o artista ou o gênero musical que você goste, certamente você já ouviu falar da Anitta não é mesmo!? Com certeza a maioria das pessoas que você conhece, sejam elas jovens ou de maior idade, provavelmente conhecem a funkeira que conquistou o mercado musical do Brasil nos últimos anos.

Anitta começou se apresentando nos bailes funk cariocas, em praticamente todas as comunidades em que era convidada. E atualmente é a artista brasileira mais requisitada fora do país.

Hoje a cantora possui quase 20 milhões de seguidores no app musical Spotify, é a brasileira mais seguida do Instagram com aproximadamente 60 milhões de seguidores, e possui clipes de alta qualidade no Youtube na casa dos bilhões em visualizações.

Uma coisa que você não deve saber é que Anitta não tem empresário(a), afinal ela mesma gerencia sua própria carreira. Bem interessante não é!? Isso ocerreu desde 2014, quando houveram desentendimentos com sua ex-empresária Kamilla Fialho, da K2L Entretenimento. Mas foi depois do rompimento que sua carreira realmente decolou e Anitta elevou-se ao patamar de artista internacional.

Você pode não gostar do gênero musical dela, mas uma coisa você tem que ser humilde e reconhecer que o sucesso dela é muito grande nos dias atuais. E isso foi conquistado com muito trabalho, persistência e merecimento próprio.

Então, vimos que Anitta é um fenômeno, e goste você ou não, é fato que ela tem escalado o sucesso profissional! Mas o que você pode usar das estratégias de Marketing Digital da Anitta para aplicar na sua empresa ou nos seus negócios?

Usaremos 4 tópicos para que você possa assimilar a artista como uma Marca comercial, entender a estratégia de branding da cantora, e entender as ações de Marketing por trás dela.

1 – Estabeleça Parcerias para criações e colabs (colaborações).

Realizar parcerias em projetos não é nenhuma novidade para o público. Mas a cantora Anitta elevou o patamar de colaborações em projetos. Geralmente o que nós encontrávamos eram artistas do mesmo seguimento fazendo parcerias.

A funkeira Anitta não leva em conta questões sobre preconceito entre gêneros musicais, ela fez colaborações artísticas em diversos Singles e Albuns de muitos cantores, nacionais e internacionais de diversos gêneros musicais.

Uma das coisas mais interessantes nos “Colabs” é que você consegue ampliar o seu alcance de público de uma forma positiva, afinal quando você estabelece parcerias com influencers e outras marcas, o público das outras marcas passam a conhecer a sua também. E isso foi uma grande jogada da Anitta, que a tornou mega conhecida, atingindo públicos de diferentes segmentos e gêneros musicais, desde a MPB até o Sertanejo.

E você também pode aplicar isso nos seus negócios, fazer parcerias de divulgação, criar conteúdos de colab junto com outros empreendedores, empresas e marcas ou até mesmo com grandes influencers para ajudar a atrair novos clientes para a sua empresa. Pense nisso!

2 – Esteja sempre em evidência

Anitta é uma expert em manter sua imagem ativa na mídia. Sempre em evidência, a cantora sabe muito bem onde e como se posicionar estrategicamente para estar sempre em alta. Ela mantém um forte contato com a mídia tradicional, figurando sempre em programas, colunas e matérias jornalísticas, e na internet em portais de notícias, blogs e nas redes sociais.

E não é só isso, ela também cria diversas ações de movimentação virtual junto ao seu público. Por ter uma rede social grande e numerosa, a cantora vive criando engajamento junto à seu público nas redes sociais para mantê-lo informado sobre seus lançamentos artísticos e principalmente aquilo que ela acha relevante no mundo. Com isso a cantora cria um exército fiel e que acompanha todos os seus passos.

A produção de conteúdo constante é uma das principais ferramentas que a cantora faz uso, se você fizer uma pesquisa no google, verá que diariamente saem notícias da cantora. Além de diversos comerciais e parcerias com as mais diversas empresas.

É importante que a sua empresa ou o seu negócio crie conteúdos com constância e principalmente que tenham a ver com o seu público, esteja no lugar certo e na hora certa. Marcando presença nos principais canais onde o seu público está presente. Use essa estratégia a seu favor.

3 – Drible preconceitos, mostre quem é você de verdade

Geralmente quando você é novo no mercado e vem de um gênero musical específicamente depreciado por muitos, como o funk, você vai enfrentar muitos preconceitos e discriminações. Foi isso que aconteceu com a cantora Anitta no começo de sua carreira.

A cantora precisou educar o mercado e o público mostrando seu trabalho com total profissionalismo, mostrando que ela poderia mostrar experiências empolgantes e de alto nível para o público. Sempre inovando sem deixar de lado o que a fez crescer como artista.

Isso acontece muito quando você tem um produto ou serviço peculiar, que o seu público não conhece, ou muitas vezes as pessoas não entendem ser uma compra prioritária no momento. Então nesse caso, é necessário fazer um trabalho de conscientização, quebrar paradígmas e apresentar a importância da sua solução para o cliente, conscientizando-o dos pontos positivos e mostrando a transformação que você pode proporcionar à vida dele.

Geralmente essa fase irá exigir um pouco mais de investimento e dedicação da sua parte, pois você precisará convencer as pessoas dando garantias de qualidade para que elas possam realizar uma compra ou quem sabe fechar um contrato de serviço com você.

4 – Saiba ouvir o seu público e esteja próximo dele

Saber ouvir o seu público e entender o que ele precisa é fundamental. Muitas empresas perdem vendas e deixam de fechar negócios por não compreender as demandas existentes ao seu redor.
Na área musical não é diferente, Anitta precisa estar ligada em seus fãns e nas novidades que acontecem ao redor que os afetam de alguma forma.

A verdade é que as opiniões e gostos mudam muito rápido no mundo de hoje e a artista sempre está atenta ao seu público. Mas Anitta sempre procura entender os gostos do seu público, então ela alinha suas estratégias de marketing e de conteúdo mediante as demandas de seus fãns. Afinal é importante saber coisas como: onde está o seu público, quais os melhores canais para comunicação, como estabelecer essa comunicação e dialogar com o público. Como ela sabe que a maioria do seu público está presente nas redes sociais, ela sempre anuncia novidades por lá.

Portanto, como em qualquer empresa é importante estar atendo às demandas do público e se fazer presente na vida deles, conhecer seus gostos e atividades para que você possa adequar seu produto ou serviço da melhor forma para obter sucesso.

Entendemos que uma boa estratégia de marketing começa quando você entende a importância da sua Presença Digital. Como tem sido o trabalho de divulgação da sua empresa na internet e nas redes socais, será que você tem aplicado as estratégias da Anitta nos seus negócios?

Se você gostou do artigo e precisa de ajuda especializada com a sua empresa na internet clique em Quero colocar a minha empresa na Internet!

 

Gostou? Então, compartilhe este conteúdo

Somos uma agência de Marketing Digital com sede na Barra da Tijuca, RJ. Nossa missão é ajudar pequenas e médias empresas a aumentar o faturamento vendendo na Internet.
Mude o rumo do seu negócio, conheça nossos serviços e veja como podemos ajudar a sua empresa.

Links

contato

(21) 99602-5403
[email protected]

Av. Embaixador Abelardo Bueno, 1300 Loja 2067, Piso L2 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 22775-040

Redes Sociais