Onde estão os seus likes? – O fim da Era das Vaidades

A era das métricas de vaidade finalmente chegou ao fim. Os likes construíram a reputação de influencers, empresas e negócios durante muito tempo, desde a criação das redes sociais. Mas hoje as coisas mudaram, os likes já não determinam mais a popularidade ou sucesso de um usuário no Instagram, mas sim realmente o seu conteúdo.

Não adianta mais só colocar o rostinho bonito ou fotografar o seu produto perfeito, muito menos ficar só fazendo propaganda do seu super serviço. Agora a questão é produzir um conteúdo relevante para os seus clientes e expectadores. Você precisa acrescentar algo positivo à vida das pessoas, incluí-las nas suas convicções, ser mais empático. A muito tempo o Marketing já vinha dando indícios de que seguiria por este caminho, porém muitas pessoas não atentaram para isso.

Nos dias de hoje, sabemos que cerca de 74% dos usuários confiam nas mídias sociais na hora de fazer suas compras. Ou seja, o mercado de influência é tão grande e disputado que muitas pessoas e empresas estavam fazendo uso indiscriminado de ferramentas e aplicativos para ganhar likes e seguidores fakes. Sim, isso mesmo, falsificar likes e seguidores para ganhar autoridade e fechar novos contratos. 

Com isso as políticas de segurança das redes sociais foram ficando mais rígidas, buscando identificar os usuários que fazem uso desses Apps e banindo-os. Mesmo com uma dura proteção, algumas empresas acabaram se especializando em burlar o algorítimo de segurança das redes sociais justamente para ganhar dinheiro em cima de falsa autoridade.

De acordo com os porta-vozes do Instagram a retirada dos Likes foram com o objetivo de “tirar a pressão” de cima do usuário. O Instagram entende que a sua rede social deve ser um local para as pessoas se expressarem, e não um concurso de popularidade. Além disso, querem deixar o ambiente menos tóxico e competitivo. O Instagram fez isso para apaziguar o impacto negativo das redes sociais na vida dos usuários que se conectam diariamente. Tornando a vida mais tranquila sem a busca incessante e narcisista por likes, principalmente entre os jovens.

A crescente criação de contas fakes e o gasto com softwares de automação de marketing para serem usados nas mídias sociais criaram um exército de influenciadores digitais fakes.
Um dos fatores mais importantes nessa mudança é que o Instagram está perdendo muito dinheiro por causa desses softwares, os usuários estão deixando de gastar na própria rede social, para gastar com os programas.

Enfim, nada muda significamente com o fim dos likes do Instagram. Até porque o ícone do coraçãozinho continua lá. Agora o real trabalho será conquistar o like do usuário. Essa decisão praticamente igualou todas as possibilidades de audiência entre grandes e pequenos empresários, afinal só os números de likes contidos em uma postagem não irão mais mais chamar a atenção dos usuários, mas sim o que o dono do perfil realmente faz para entreter, conquistar e reter a sua audiência.

AUMENTE
SUAS VENDAS ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS!

BAIXE AGORA ESTE EBOOK GRATUITO para você aprender a ter sucesso nas Redes Sociais.